Guia de estilos para Python

Bom galera, esse artigo vai ser curto, mas como muitos programadores quem começam no web2py vem de outras linguagens, eles trazem junto os vícios dessas linguagens.

Não que seja errado a forma de programar mas cada uma delas estabelece um padrão para facilitar a legibilidade do código. E no python não é diferente.

Python foi feito para humanos, então subentende-se que humanos podem ser experts ou não. Imagine você lendo um artigo no jornal escrito da seguinte maneira.

CasaBrancaArdeEmChamas
Hoje,na   CasaBranca ocorreram         inumeros atentados
O presidente,DonaldTrump                 convocou a GuardaNacional

Repare que o artigo desrespeita completamente a sintaxe do português e de regras de boa escrita. Imagine se cada um escrevesse código como bem entende.

Como python é uma linguagem flexível para solucionar esse problema foi desenvolvido a pep8 -> https://wiki.python.org.br/GuiaDeEstilo.

A pep8 é um guia de estilos para python que visa padronizar o código escrito em python, possibilitando assim código legível na linguagem.

Escrever código legível em python é essencial para que tanto o programador novato, quanto o experiente possam entender o que foi escrito. Por tanto, nada de trazer vícios de outras linguagens OK.

Esse artigo foi só uma dica, leia esse manual com carinho e seja feliz. rs.

At+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurar o web2py no Apache e Ubuntu LTS

Usando multiplos templates web2py

Placeholders em Campos de SQLFORM